domingo, 26 de maio de 2013

Rosalba libera licença ambiental para produtor de forragem


A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã deste sábado, 25, ontem, em Baraúna, uma portaria em que o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) desburocratiza as licenças ambientais para produtores rurais que precisam comprar forragem ou produzir forragem irrigada. Na prática, os produtores não precisarão solicitar licença ambiental para áreas de até vinte hectares. Antes da medida, a área atendida por produtor correspondia apenas a um hectare.
O anúncio ocorreu durante a reunião da Associação dos Municípios do Oeste do RN (Amorn), com a presença de prefeitos do médio e alto oeste. Na ocasião, também foi anunciada a ampliação de uma linha de crédito do Banco do Brasil para produtores que produzirem o volumoso para o gado.
Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, a ampliação do crédito, bem como a isenção das licenças ambientais, "são uma forma do Governo do RN e o Banco do Brasil ajudarem aos irrigantes da agricultura familiar para que eles possam ampliar a produção de forragem para o gado e evitar as perdas que tivemos na seca".
O secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo José de Souza Teixeira Júnior, o “Júnior Teixeira”, falou aos prefeitos do Oeste sobre a nova portaria do Idema e lembrou as medidas adotadas pelo governo para amenizar os efeitos da estiagem no campo.
Uma delas, anunciada nesta sexta-feira, 24, é a concessão do reajuste no litro de leite de vaca e cabra para produtores do programa estadual de distribuição gratuite de leite a famílias carentes. Os valores saíram de 0,93 para 1,15 real, para o leite bovino, e de 1,50 para 1,60 real no caso do produto caprino. Segundo Júnior Texieira, esta medida provocará um impacto de oitocentos mil reais mensais nos cofres do governo.
Postado às 21h13m de domingo 130526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário