quarta-feira, 29 de maio de 2013

Chico Elion está em estado grave


Elion respira com ajuda de equipamentos.

É grave o estado de saúde do compositor, instrumentista e cantor Francisco Elion Caldas, mais conhecido no mundo artístico como “Chico Elion”, autor de “Ranchinho de Páia” e “Moinho Dágua” e um dos mais prolíficos autores musicais que o Rio Grande do Norte já ofereceu ao mundo. Quem informa é a pesquisadora musical Leide Câmara, que acaba de visitá-lo no Hospital Professor Luiz Soares, a Policlínica do Alecrim, onde o artista, alcançado por uma crise violenta de enfisema pulmonar, respira com o auxílio de máquina.  
“Peço a Deus que Chico saia da crise”, disse Leyde, contando que “tentei falar com ele, mas não me respondeu. Sei que ele me ouviu pois vi alteração no equipamento que o mantém entubado”, acrescentou Leide. “Tentei falar com ele, não respondeu, mas sei que me ouviu pois vi alteração no equipamento de auxílio respiratório”, arrematou, pedindo que os amigos orem por Chico Elion.
Músico desde a mais tenra infância, Elion estreou profissionalmente como cantor em 1948, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro com a música "Lavadeira", de sua autoria e Capelinha, como consta no “Dicionário da Música Popular Brasileira”, do crítico Ricardo Cravo Alvim, que se baseou para escrever o verbete sobre Chico no livro de Leide “Dicionário da Música Popular do Rio Grande do Norte”.
Como registra a pesquisa de Leide, muito amiga do artista, ainda em 1948 Chico Elion formou dupla com Manoel Neves Cavalcante, de duração efêmera. Em 1951 fundou o Trio Acaiaca. No mesmo ano formou o Quarteto Marupiara, que teve pouco tempo de atuação. Em 1950 teve sua primeira composição gravada, "Moinho d'água", por Aldair Soares na CBS. Em 1955 teve o samba "Se eu fracassar" gravado por Rinaldo Calheiros.
Entre 1960 e 1971 apresentou em diferentes rádios o programa "Varieté transa bacana", no qual recebeu importantes nomes da música brasileira. Em 1981 teve a música "Rancho de paia", registrada por Luiz Gonzaga no LP "A festa".
Músicas de Elion foram gravadas por vários intérpretes, entre outros os trios Nordestino, Irakitan e Marayá. Em 1995 lançou de forma independente o CD "Chico Elion e vozes amigas", seu primeiro trabalho solo.
Em 2010, foi homenageado e teve sua música "Lembranças de um solovox" gravada no CD "Gerações", de seu filho Kiko Chagas. O disco consistiu em uma homagem, além dele, a outros dois compositores potiguares, os irmãos Manoel de Elias e Zé de Elias.
No ano seguinte, foi novamente homenageado por seu filho, Kiko Chagas, no CD "Kiko Chagas canta Chico Elion". O disco trouxe apenas regravações de obras suas, sendo três delas em parceria com Kiko: “Meu brinquedo”, “A flor e o beija-flor” e “Bom brasileiro”.
Leide: preocupação
com o amigo Elion.
130529.

Nenhum comentário:

Postar um comentário