quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fátima e Wilma conversarão hoje


Fátima e Wilma: separação ou 
chapa majoritária a partir de hoje.
Foi para esta quinta-feira, 16, hoje, que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e a vice-prefeita de Natal, ex-governadora Wilma de Faria, presidente regional do PSB, agendaram a conversa em que esperam afinar a sintonia de seus partidos em relação à formação de coligação rumo às urnas de 2.014.
As duas tentaram ou sugeriram tentar manter conversações durante as duas últimas semanas e no dia em que deveriam se encontrar adiaram o encontro para hoje, sem informar a terceiros sobre detalhes relativos à hora e ao local do evento. Correndo ainda o risco de novo adiamento, o encontro de hoje pode distanciá-las ou transformá-las desde logo na primeira chapa majoritária para o próximo ano no Rio Grande do Norte.
SENADO
Depois de somarem esforços durante mais de uma década, Wilma e Fátima parecem disputar espaços em relação a mandatos eletivos a serem preenchidos no próximo ano. Pré-candidata a senador, Fátima se surpreendeu nos últimos meses ao constatar que Wilma ampliou o leque de suas aspirações eleitorais, deixando de ser pré-candidata apenas a deputado federal para trabalhar com as possibilidades de tentar suceder à governadora Rosalba Ciarlini e ao senador Garibaldi Alves (PMDB).
A última hipótese coloca as duas em situação de confronto, exigindo que conversem a fim de tentar definir se seguirão juntas ou se se distanciarão. O distanciamento pode aproximar uma das duas para o palanque em que tende a despontar uma candidatura do PMDB à sucessão de Rosalba.
HENRIQUE
De praticamente desconsiderada em relação à sucessão estadual, Wilma começou nas últimas semanas a chamar atenção para o fortalecimento de seu nome como o anti-Rosalba, situação em que o vice-governador Robinson Faria, presidente regional do PSD, procurou se firmar e infelizmente, para ele, parece naufragar.
Uma eventual definição de Wilma como candidata a governador poderá ensejar ainda hoje a formação de uma chapa majoritária rumo à sucessão de Rosalba, com Fátima finalmente aceita pelo PSB como a sua candidata ao Senado. Esta hipótese reduziria em muito o espaço de manobra de que vem dispondo o presidente da câmara federal, deputado Henrique Eduardo Alves, também presidente do diretório regional do PMDB, apontado como pré-candidato a pleito majorirário no próximo ano. Henrique Eduardo pagaria assim o preço de perder o “timming” para lançar-se como candidato de oposição a Rosalba.
Postado às 12h20m de quinta-feira 130516.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário