sábado, 25 de maio de 2013

Quem sabe sobre Santo Amâncio?


Encontrei há pouco num escaninho da internet ligada ao Blog de Roberto Guedes algumas mensagens em que amigos leitores formulam perguntas e transmitem informações, necessitando, portanto de providências de minha parte. Tentarei na medida do possível responder a todas através do blog.
Neste sábado, 25, hoje, por exemplo, enfrento esta pergunta, formulada e transmitida no último dia 22 por Cleonis Moreira (cleonismoreira@gmail.com):  
“Caro Roberto: trabalho em uma comunidade onde o patroeiro é Santo Amancio, e gostaria de receber mais subsídios sobre este santo. Você poderia me ajudar? Cleonis cleonismoreira@gmail.com 81 9930-3116”.
RESPOSTA
Caro Cleonis: Santo Amâncio, mártir, não aparece muito no Nordeste brasileiro porque seu dia é 19 de março, também decicado a São José, ao qual os nordestinos pedem muito por chuvas nesse período, que corresponde à passagem do equinócio. Ele também é lembrado a 26 setembro e a 28 de abril.
Eis o que tenho sobre Santo Amâncio:
Amancius, missionário enviado a Bélgica e ao norte da França com Landovaldo e Lambard. Bispo e mártir eles foram duramente martirizados para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.
Como não renegasse sua fé ele foi degolado em 668 DC.
O seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Uma igreja em sua homenagem foi construída em Wintershaven, Bélgica.
É também muito venerado na França, onde sua festa é celebrada no dia 8 de abril.  
Infelizmente, não consegui capturar uma imagem de Santo Amâncio, mas continuarei a procurá-la. 
Espero que a resposta o ajude e à sua comunidade. 
Fraternalmente,
Roberto Guedes
Postado às 1703m de sábado 130525.

Nenhum comentário:

Postar um comentário