domingo, 26 de maio de 2013

NE quer perdão de débitos igual à África


Dilma perdoa dívidas dos 
africanos e insiste em cobrar
as dos fazendeiros nordestinos 
afetados pela seca.
A notícia de que ao visitar Adis Abeba, na Etiópia, a presidente Dilma Rousseff anunciou o perdão por débitos de cerca de novecentos milhões de reais acumulados no caixa brasileiro por doze países africanos levou agropecuaristas potiguares a se indagar por quê ela não concede o mesmo benefício aos agricultores nordestinos que se tornaram inadimplentes junto a instituições financeiras federais em decorrência da seca que se instalou no Nordeste nos últimos três anos.
Eles não fazem idéia do montante da dívida dos agropecuaristas conterrâneos perante os bancos do Brasil e do Nordeste (BNB), mas vêem no presente aos africanos a reprodução, além das fronteiras nacionais, do desequilíbrio entre esta parte e o restante da economia brasileira.
As informações procedentes de Adis Abeba deixam claro que o objetivo do perdão da dívida dos países africanos é dar condição jurídica para que o governo financie empresas brasileiras que queiram participar de projetos na África. Sem o perdão dos débitos, em condições climáticas melhores do que as dos últimos três anos a economia rural nordestina teria condições de interagir melhor com a nacional.
Postado às 15h26m de domingo 130526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário