terça-feira, 14 de maio de 2013

Leilão de áreas petrolíferas do RN e CE bate recordes

Para surpresa de muitos especialistas na área, recordes de preço foram batidos na arrematação das sede áreas destinadas à exploração petrolífera no Ceará e no Rio Grande do Norte durante a abertura da segunda fase da 11ª Rodada de Licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na tarde desta terça-feira, 14, hoje, no Rio de Janeiro.
O pregão contempla onze bacias sedimentares de gás natural e petróleo, conforme amplamente divulgado, e pelas sete situadas nos dois estados nordestinos a ANP esperava obter dois bilhões de reais, conforme informou na abertura a diretora geral da agência, engenheira Magda Chambriard. Pelas sete, a empresa arrecadou 2,7 bilhões de reais, valor que as empresas pagarão pelas concessões.
Esta venda levou observadores a prever que, previsto para durar mais dias, o leilão seria encerrado ainda hoje. A ANP ofereceu trinta blocos exploratórios na Bacia Potiguar, dos quais dezoito foram arrematadas pelas empresas participantes.
Os blocos obtiveram mais de 226 milhões de reais de bônus de assinatura (valor pago pelas empresas quando da assinatura dos contratos de concessão), que resultarão em investimentos mínimos comprometidos superiores a 250 milhões de reais.
A Bacia Potiguar engloba blocos terrestres situados em bacias maduras (exploradas) na Região Nordeste e é uma das dez bacias brasileiras produtoras de petróleo e gás natural, com 75 campos em terra e potencial para descoberta de óleo.
A ANP licitou seis dos onze blocos ofertados na Bacia do Ceará, arrecadando total de 279,2 milhões de reais. Na bacia, há potencial para descoberta de óleo leve.
Postado às 18h59m de terça-feira 130513.

Nenhum comentário:

Postar um comentário