sábado, 25 de maio de 2013

Saiu o calendário eleitoral para 2014


Fux presidirá o TSE 
rumo às urnas de 2014
Nem no dia 3, como se pretende para sempre, nem a 7 de outubro, como ocorreu no ano passado: a votação em primeiro turno das eleições gerais de 2014 será realizada a 5 de outubro, conforme o calendário que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou no início desta semana, em Brasília. O segundo turno está previsto para 26 do mesmo mês.
O calendário traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral em função das escolhas previstas para o próximo ano. O processo eleitoral de então será conduzido pelo ministro Luiz Fux, que assumirá em setembro próximo a presidência do TSE.
Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
Um ano antes da eleição, até o dia 5 de outubro de 2013, todos os partidos que desejarem participar das eleições deverão estar com seus estatutos registrados no TSE. Também os futuros candidatos de 2014 devem ter seu domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estarem filiados ao partido um ano antes do pleito.
A partir de 1º de janeiro de 2014, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar suas pesquisas perante a Justiça Eleitoral.
As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. As emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.
Os pedidos de registros dos candidatos devem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
Postado às 19h08m de sábado 130525.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário