domingo, 24 de março de 2013

Constituição faz 25 anos sem comemoração



"Cidadã" para Ulysses e estuprada por Sarney merece festa?

Batizada como “Constituição Cidadã” pelo legendário deputado federal Ulisses Guimarães, o peemedebista que, como condestável da “Nova República” do saudoso Tancredo Neves acumularia a presidência da Câmara dos Deputados com a da Assembléia Nacional Constituinte, a carta magna brasileira está chegando ao seu 25° aniversário.
Tristemente estuprada em plena gestação por manobras através das quais o então presidente da república, senador José Sarney (PMDB-AP) legaria ao país uma constituição pensada para parlamento e ao cabo tão disforme que por pouco não jogou o Brasil na condição de monarquia presidencialista, ela sofreu diversas outras alterações depois de sua promulgação, e ainda pairam sobre seu texto inúmeras propostas de emendas que lançam escuridão sobre seu destino.
Mais vista como evento do que compromisso, a carta faz um quarto de século sem que nada no Brasil sugira que alguém está se lembrando da data e estude uma forma de comemorar seu transcurso. Muito menos a quem sugira aproveitar o ensejo para submeter o texto positivado no direito brasileiro e as cirurgias invasivas que a ameaçam a um esforço de reexame, adequações e nova consolidação. 
--- 
(Postado às 14h23m de domingo 130324).

Nenhum comentário:

Postar um comentário