quarta-feira, 20 de março de 2013

Natalenses querem recuperar presépio de Niemeyer



 
Presépio, em Candelária: abandonado e submetido à erosão.

Sentindo que o poder público nada faz a respeito, alguns moradores da capital potiguar resolveram se mobilizar com o objetivo de tentar pressionar a cidade a resgatar, preservar e fazer servir à população local o “Presépio de Natal”, chantado ao lado da avenida Prudente de Morais, próximo a Candelária, pela arte do arquiteto Oscar Niemeyer.
Um dos primeiros passos dados pelo grupo foi procurar organizar-se através das mídias sociais. Com este objetivo, ainda nesta quarta-feira, 20, hoje, um dos idealizadores do movimento, o estudante Luiz Fernando Souza, da Universidade Federal (UFRN), criou o primeiro grupo virtual em defesa da revitalização e da utilidade pública do Presépio de Natal.
Trata-se do grupo “Reviver Natal”, que já nasceu com 176 integrantes.
Ao apresentá-la aos interessados, Luiz Fernando deixou claro que a página está sendo criada “para reunirmos um grupo de pessoas interessadas em participarem do mutirão que irá recuperar o ‘Presépio de Natal’, uma obra de Oscar Niemeyer na nossa cidade que está abandonada desde a sua inauguração em 2.006”.
Enfatizando que “queremos dar uma utilidade pública a um local público” e recorrendo à experiência adquirida em outros movimentos de cidadania, principalmente ligados à busca de ética na vida pública, Luiz Fernando traçou um plano para o movimento:
“Após a recuperação, pretende-se que o local se tornee um ponto de praticas esportivas, como skate, patins e bmx, práticas artísticas, com a galera do grafite e outras artes visuais urbanas (stencil, lambe...), praticas culturais, como feirinhas e todo tipo de lazer em geral”.
Nos próximos dias os participantes do grupo tentarão compartilhar uma reunião presencial, para a qual tentarão atrair outros potenciais interessados em integrar o movimento, e partir para ações tópicas, como a realização de um mutirão no local. 

 
Luiz Fernando: lugar público deve ter uma função pública.

Saiba Mais:

Oiticica
O ministro da Integração Nacional e o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), engenheiros Fernando Bezerra Coelho e Emerson Fernandes, respectivamente, deverão assinar na próxima semana, com a governadora Rosalba Ciarlini, o convênio que tende a garantir a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutú, com o objetivo de evitar enchentes na região do baixo Açu. Com capacidade para armazenar 640 milhões de metros cúbicos, a barragem também resolverá problemas de abastecimento d’água enfrentado por algumas cidades do Seridó e região Central.

Música
Amantes de pop, rock & blues têm encontro marcado no próximo sábado, 23, a partir das 17 horas, no Botequim Tá na Hora, em Ponta Negra, com “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”, festança completamente animada por música jovem dos anos sessenta e setenta.  

Rally
O desportista e empresário Kleber Tinoco, criador e coordenador do “Rally RN 1500”, já trabalha em tempo integral em função da 16ª edição do certame, que será disputada de 9 a 13 de abril próximo.

---
(Postado às 14h35m de quarta-feira 130320)

Nenhum comentário:

Postar um comentário