quarta-feira, 24 de abril de 2013

Rosalba perde a colaboração de cientista



Lacerda sucederá a Bernardete na presidência da Fapern.
Divulgada como fato consumado assim que o economista e ex-deputado federal Rogério Marinho, presidente regional do PSDB, assumiu a secretaria estadual de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, só agora se consuma e, ao que consta, sem motivação política ou ação expulsória, a saída da professora Maria Bernardete Cordeiro de Sousa da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapern), vinculada à pasta.
Ela está voltando à vida acadêmica, na Universidade Federal (UFRN), que precisa muito de seu trabalho junto a organismos nacionais e internacionais de fomento à cultura. Bernardete é hoje, provavelmente, o pesquisador potiguar mais considerado lá fora.
Professora titular no Laboratório de Endocrinologia Comportamental, que integra o Departamento de Fisiologia da UFRN, ela chegou a ser defenestrada da Fapern através do “Diário Oficial do Estado”, mas expoentes do ministério da Ciência e Tecnologia mostraram à governadora Rosalba Ciarlini o erro cometido e esta refluiu.
A saída agora é, mesmo, por livre e espontânea vontade de alguém que desde o início do ano não mais se sentia bem onde estava. Para sucedê-la, Rosalba e Rogério recorrem a um ex-diretor da casa, o geógrafo José Lacerda Felipe, outro grande nome da pesquisa no Rio Grande do Norte. Ele é especialista em assuntos urbanos e regionais.
+3
Ausente
Uma ausência foi muito sentida na entrevista coletiva que a secretária estadual de Cultura, professora Isaura Amélia Rosado, cunhada da governadora Rosalba Ciarlini, concedeu na manhã desta quarta-feira, 24, hoje, para dizer que o executivo potiguar planeja continuar a tomar conta, à sua maneira mal-amanhada, da fortaleza dos Reis Magos, na entrada da barra do Potengí. Foi a do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na condição de dono da fortaleza, o Iphan quer assumir sua gestão e diz que o governo potiguar maltratou o imóvel.
Curral
A alegria que poucas horas de chuva trouxeram aos homens do campo no Rio Grande do Norte estimularam em Natal os líderes do setor a falar num projeto para a reposição do rebanho bovino do Rio Grande do Norte, hoje resumido a menos de 60% do que tinha há dois anos. Neste momento ou daqui a um pouco mais, dependendo a repetência das chuvas, a governadora Rosalba Ciarlini deveria reeditar o legendário “Projeto Curral”, com o qual o saudoso agropecuarista Aristides Porpino Filho, por determinação do então governador José Agripino Maia, repovoou os currais potiguares.
Modernização
Uma assembléia geral da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte convocada para 24 de maio próximo pelo novo presidente da instituição, pastor Martim Alves da Silva, deverá se transformar em marco da modernização da casa.  
Postado às 21h40m de quarta-feira 30424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário