quinta-feira, 11 de abril de 2013

RN deve investir na Atriplex contra a seca



Planta Sal pode ajudar muito a manter o gado na seca.
Surpreende o fato de a presente estiagem, considerada a maior dos últimos cinqüenta anos no Rio Grande do Norte, ainda não tenha despertado os administradores públicos voltados para o campo, os agropecuaristas e os cientistas da área a dar prioridade à realização de investigações técnicas visando disseminar o plantio da atriplex nesta unidade federativa.
Trata-se de uma planta extraordinariamente indicada para o Polígono das Secas, porque desempenha duplo papel nas áreas ancestralmente afetadas pelas irregularidades pluviométicas. Para começar, sua grande característica: a planta absorve o sal do semiárido, melhorando as condições agrostológicas no campo e dando à água salobra um pouco mais de potabilidade.
Também conhecida como “Planta Sal”, a atriplex suporta tanto a aridez quanto a salinidade e produz forragens ricas em proteína e caroteno. Também apresenta a propriedade de manter abundante fitomassa foliar ativa durante os períodos desfavoráveis do ano, sobretudo na época das secas. Crescem, especialmente, durante os meses de primavera e verão, podendo atingir alturas superiores aos três metros, fornecendo ótimo volumoso para o gado.
O Rio Grande do Norte já pesquisou epitelialmente a atriplex, e depois, sem que ninguém saiba o motivo, abandonou o tema. Sabe-se, no entanto, que pecuaristas têm recorrido à planta sal para garantir o sustento de seu gado durante estiagens. E não se sabe de qualquer contra-indicação ao plantio da atriplex no semi-árido brasileiro.  

+3

Grilo: 85 telas mostrando Natal.




Telas


Há dias estão expostas na Pinacoteca Potiguar 85 telas em que um dos mais famosos pintores natalenses, o também cantor Pedro Grilo Neto, focaliza Natal antiga.  

Alô caro
Muitos usuários natalenses reclamam que as operadoras de telefonia ainda não reduziram o custo da ligação de aparelho fixo para celular, burlando determinação que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) baixou a 1° de março último. Segundo a agência, as empresas teriam de se adaptar à redução dali até no máximo vinte dias.

Lançamentos
Ainda incapaz de montar uma agenda de lançamentos de livros capaz de evitar congestionamentos e dispersões numa noite e hiatos durante semanas, Natal enfrentará três sessões de autógrafos nesta quinta-feira 11, hoje. No Iate Clube, o engenheiro e agropecuarista Adauto Medeiros lançará seu “Coragem de Opinar”, enquanto no “Versailles Recepções” chegará ao público “Vencedores”, coletânea de histórias de superação. Por fim, na filial Midway Mall da rede de livrarias Saraiva será a vez de Leonam Cunha autografar “Gênesis”.           
Postado às 12h57m de quinta-feira 130411.

Nenhum comentário:

Postar um comentário