segunda-feira, 29 de abril de 2013

Crise do Programa do Leite fecha usina


Lourinaldo: cooperativa se fecha sem dever.
Atingida em cheio pela crise que há três anos ou pouco mais corrói inexoravelmente o programa estadual de distribuição gratuita de leite a famílias carentes, a usina de pasteurização pertencente à Cooperativa de Desenvolvimento Rural Sustentável do Vale do Açu (Cerval) acaba de cerrar suas portas e demitir diversos funcionários, mantendo apenas vigias e parte do pessoal da área administrativa.
Incluindo a suspensão do pagamento a diretores contratados, cujos salários, juntos, somavam em torno de cinco mil reais mensais, a decisão foi tomada Conselho de Administração da Cerval, sob a presidência do ex-prefeito Lourinaldo Soares, depois de os conselheiros constatarem que a empresa não mais tinha condições financeiras de continuar operando a unidade de beneficiamento de leite.
Lourinaldo garante que a cooperativa liquidou todos os débtios, respeitando os direitos trabalhistas dos empregados demitidos, e que a Cerval não ficou devendo um centavo a ninguém. “Não seria justo continuarmos pagando os honorários dos diretores com a cooperativa fechada. Preferimos continuar pagando aos vigias para cuidar e preservar o patrimônio da cooperativa”, enfatisou.
Ele garante que a Cerval possui uma frota nova de veículos avaliada em aproximadamente dois milhões de reais e vários prédios, além de um terreno com diversos hectares em área nobre e uma estrutura moderna com máquinas e equipamentos na usina de beneficiamento de leite. “A Cerval tem um patrimônio grande, não tem dividas trabalhistas ou de qualquer outra natureza e ainda tem dinheiro a receber”, assegura.
+3
Nacional
O lojista Itamar Manso Maciel Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Rio Grande do Norte, e vice-presidente da Federação do Comércio, é o mais novo integrante da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE).
Vivaldo: qual o castigo?
“Chave de Roda”
Políticos de diversos quadrantes do Rio Grande do Norte esperam perceber nesta segunda-feira, 29, hoje, de que consistirá a “chave de roda” que, com certeza, o chefe da Casa Civil do governo do Estado, fazendeiro e ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido e principal conselheiro da governadora Rosalba Ciarlini, aplicará ao deputado estadual Vivaldo Costa (PSB). A punição teria como motivo o fato de Vivaldo divulgar em Caicó uma pesquisa sobre intenção de votos em que Rosalba aparece com apenas 2% da preferência do eleitorado seridoense para a sua sucessão, em 2.014, enquanto a vice-prefeita de Natal, ex-governadora Wilma de Faria, presidente regional do PSB, figura com mais de 40%.
Prazer
A partir de hoje, a professora Cláudia Santa Rosa, presidente do Instituto Para o Desenvolvimento da Educação (Ide), dedica-se em tempo integral aos preparativos para a sétima edição do “Seminário Potiguar Prazer em Ler”, que a entidade promoverá a 3 e 4 do corrente.
Postado às 12h03m de segunda-feira 130429.

Um comentário:

  1. Oi, Roberto Guedes! O nosso Seminário Potiguar Prazer em Ler será nos dias 3 e 4 de junho. Obrigada pela cobertura. Gostei muito do seu texto principal na coluna de hoje de "O Novo Jornal". Continuo apreciando o seu jornalismo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir