segunda-feira, 29 de abril de 2013

Compra de milho trás nova frustração ao RN



Voltaram a se frustrar neste fim de semana os criadores potiguares que esperam receber o mais depressa possível grandes quantidades de milho para matar a fome de seu gado, que sofre os efeitos da estiagem que há três anos castiga esta unidade federativa. O último leilão para a aquisição do produto que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu, na sexta-feira 27, só lhe permitiu adquirir vinte mil toneladas para enviar ao Nordeste. Este volume é inferior a 20% do que a empresa pretendia adquirir, e mesmo assim será integralmente destinado à Bahia.
Novamente a compra foi pequena em função da discrepância entre os preços praticados pelos fornecedores, que disponibilizaram 103 mil toneladas do grão, e o que a Cobal se dispõe a pagar para revender o milho no “Polígono das Secas”.
Enquanto isto, os estoques de milho nos armazéns da Conab no Rio Grande do Norte estão baixíssimos e caindo a cada dia, graças às compras feitas pelos pecuaristas. A empresa fala que dispõe de 83 mil toneladas para todo o Nordeste, sem especificar se já estão em seus armazéns ou a caminho deles, e que promoverá um leilão para revendê-las na próxima segunda-feira, 6.
Sem ter sido contemplado com compras nos dois mais recentes leilões promovidos pela Conab, o Rio Grande do Norte já está sendo informado pela empresa de que se empurram para o fim de maio as datas inicialmente anunciadas para a chegada de milho adquirido nesta temporada.
O que consta na sede natalense da Cobal é que até o final de maio o Rio Grande do Norte receberá 5,6 mil toneladas do grão, produzido em Pedra Preta, Mato Grosso. Só na última sexta-feira, 27, a empresa escolheu a transportadora à qual confiar a carga. A experiência da Conab ensina que, depois de embarcado, o milho levará cinco dias para chegar a Natal.
+3
Festa
As bandas “Forró da Pegação”, “Grafith” e “Raça Negra” animarão o encerramento da festa anual em homenagem à padroeira de Parnamirim, Nossa Senhora, no próximo dia 4, sábado, na praça da Cohabinal.
Digital
A Universidade Federal (UFRN) trabalha com a perspectiva de no segundo semestre deste ano inaugurar o sinal digital da TV Universitária, canal 5, transformando-a então na segunda emissora de televisão pública do Nordeste com esta tecnologia. A pioneira é a uma estação de Fortaleza, Ceará.
Espíritas
Alguns centros espíritas natalenses promoverão sessões abertas semanais na noite desta segunda-feira, 29, hoje; é o caso do Albergue Noturno, em Petrópolis, centro Vitor Hugo, na rua Fontes Galvão, ao lado do posto da Tamarineira, em Tirol, e do Pouso da Paz, na Cidade da Esperança.  
Postado às hm de segunda-feira 130429.

Nenhum comentário:

Postar um comentário