terça-feira, 30 de abril de 2013

Vacinação contra aftosa não será iniciada amanhã


Gado potiguar será vacinado em junho.
O ministério da Agricultura surpreendeu líderes do setor primário nesta unidade federativa ao adiar nesta terça-feira, 30, hoje, o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa no gado bovino do Rio Grande do Norte e de outras unidades federativas do país.
Alegando problemas causados pela irregularidade climática do “Polígono das Secas”, a pasta fixou para junho o início da campanha neste Estados e nhos municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco, e para julho em Alagoas e Sergipe. No tocante a Minas Gerais, o prazo foi prorrogado para 30 de junho em 112 municípios de regiões polarizadas pelos de Amenara, Janauba e Montes Claros.  
Apesar não haver alterações no calendário da Bahia, 261 municípios do estado que decretaram situação de emergência serão acompanhados. Caso necessário, poderá ser adotada uma nova estratégia com tratamento diferenciado aos produtores que comprovarem não ter condições de vacinar seus animais.
“A flexibilização nessas localidades é justificada pela falta de chuvas, que tem comprometido o abastecimento de água e até mesmo a alimentação dos rebanhos”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, zootecnista Guilherme Marques.
No restante do país, a programação segue inalterada. Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal começam em maio a vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos, sendo que Amazonas e Pará iniciaram em março o processo de imunização. Já nos estados do Acre, Espírito Santo, Paraná, Rondônia (onde a campanha começou em abril) e São Paulo serão vacinados os animais com idade abaixo de 24 meses.
A expectativa do Ministério da Agricultura é que 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta primeira etapa. De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, o sucesso da campanha depende também da participação ativa dos produtores. “Estamos próximos de reconhecer o Brasil como livre de aftosa com vacinação, mas para isso é necessário que os produtores também colaborem, vacinando corretamente o gado e mobilizando os vizinhos para a campanha.
+3
Postos
Eleika: contra os cartéis.
Uma idéia do quanto os mais novos integrantes da câmara municipal de Natal apoiaram o projeto do vereador Fernando Lucena (PT) que permite a instalação de postos automotivos em estacionamentos de supermercados, aprovado nesta terça-feira, 30, hoje, pelo senado natalense, é oferecida pela satisfação demonstrada depois da aprovação da matéria pelo plenário. “Com isso, estamos dando um grande passo para que os possíveis cartéis não existam mais, resultando na redução dos preços dos combustíveis. Hoje eu tenho orgulho de fazer parte desta casa”, postou Eleika nas redes sociais, proclamando seu voto a favor do projeto.
Adiado
A cobertura de Natal por chuvas nos últimos dias levou nesta terça-feira, 30, hoje, os responsáveis pelo show que o cantor e compositor Djavan comandaria no próximo sábado, 4, na arena do Imirá Plaza Hotel, a adiá-lo para o dia 31 do corrente, a partir das 21 horas, no teatro Riachuelo.
18,18%
O início da noite desta terça-feira, 30, encheu espaços da internet com informações e principalmente reprovação a respeito de uma proposta de reajustar o valor das passagens de ônibus urbanos de Natal em 18,18%. Já tem gente conclamando conterrâneos para compartilharem atos públicos contra o aumento.
Postado às 22h54m de terça-feira 130430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário