sábado, 20 de abril de 2013

RN percebe o atraso na viagem do milho


O gado esperará o milho?
Finalmente a imprensa do Rio Grande do Norte demonstrou, neste sábado, 20, hoje, que soube do quanto se tornou difícil à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cumprir a promessa de desembarcar no próximo dia 6 de maio no porto de Natal as doze mil toneladas de milho que pecuaristas aguardam com ansiedade para mitigar a fome das reses estupidamente emagrecidas pela estiagem que esturrica progressivamente o território potiguar desde 2.011.
Cada vez mais em cima da hora do que os outros veículos conterrâneos, o Blog de Roberto Guedes anunciou na última quinta-feira, 18, anteontem, que o milho prometido para o dia 6 deverá chegar aqui mais para o final de maio, início de junho, porque o leilão promovido para a compra dos grãos destinados ao Nordeste se transformou em retumbante fracasso, porque os produtores lhe viraram as costas.
Surfando em ondas de uma maré extraordinária boa no mercado internacional, os plantadores de milho do centro-oeste nem piscaram para os preços e condições oferecidas pela Conab na mesma hora em que, em gabinete refrescado, a cúpula da empresa garantia a data a políticos potiguares.  
Se o gado resistir até lá, tudo bem. Por enquanto, valem protestos como aqueles que a polícia da governadora Rosalba Ciarlini interrompeu em Caicó, quando um criador depositava carcaças de reses mortas pela seca em frente à sede local da Conab.
+3
 
“Marinete” Chevrolet longa, “sambada” e casualmente zarolha, dedicada ao transporte interurbano de passageiros e cargas.
Saudade
Uma consulta que me fez na manhã deste sábado, 20, o amigo-irmão e colega jornalista Moacir Oliveira, o maior diagramador que o jornalismo potiguar conheceu durante a melhor fase pré-informática, me forçou a pesquisar sobre o micro-ônibus que serviu a Natal dos anos quarenta ao início dos sessenta, quando perdeu espaço para as “Bicudas” Mercedes. Eram as “Marinetes”, caminhonetes importadas dos Estados Unidos e aqui vestidas com carrocerias “Wood”, de metal sobre estrutura de madeira, tanto para o serviço urbano quanto entre municípios, estas dotadas de um bagageiro sobre o teto coberto com um linóleo extraordinariamente impermeável. Quando repassei a Moacir as informações coletadas, ele disse que iria pegar uma marinete da linha Rocas-Morro Branco.      
Marcos Assumpção
O cantor, compositor e violonista Marcos Assumpção, que se for ver tem parentes em Santana do Matos, se apresentará na próxima quarta-feira, 24, no Taverna Pub Bar, na parte chique de Ponta Negra, durante evento em apoio ao grupo “Mães Sem Creche”, da vila do bairro praiano.
Parabéns
Aniversariam neste sábado, 20, hoje, e recebem os cumprimentos do jornalista os conterrâneos
Alcyr Leite
Eduarda Thays
Eustáquio Lucena
George Fernandes
Gustavo Porpino
Gutemberg Natal Tinoco
Honório Ribeiro Dantas
Luiz Almir Filgueira Magalhães
Nivaldo Brum
e
Sílvia Benigno.
Postado às 12h07m de sábado 130420.

Nenhum comentário:

Postar um comentário