sexta-feira, 12 de abril de 2013

Enrocamento da praia pode virar arquibancada


Que tal cobrir as pedras com degraus para as pessoas se sentar?

Se tem que ser tópica a solução para a erosão marítima que destrói o calçadão de Ponta Negra, já que a prefeitura não investe em algo mais complexo e definitivo, que implicaria em obras em plena área coberta pelo mar, como os técnicos também preconizaram, na década passada, para Areia Preta, o prefeito Carlos Eduardo ainda pode chegar lá.
O enrocamento divulgado nesta quinta-feira, 11, ontem, por ocasião da solene assinatura da ordem de serviço para a recuperação do calçadão e de toda a orla de Ponta Negra pode ser aprimorado em benefício dos natalenses e dos turistas. Imaginemos a cobertura das pedras desenhadas pelos matutinos impressos de hoje em Natal, por bancos para as pessoas se sentarem sobre o tal enrocamento.
Pelo que a municipalidade mostrou, pedras soltas formarão um paredão inclinado antes da calçada, para receber o “filtrar” o impacto das ondas de uma praia bem mais estreita do que aquela historicamente existente naquele trecho do litoral natalense.
Soltas, se bem que arrumadas para não se desagregarem, as pedras constituirão uma área perdida em termos de passeio público e de pessoas para tomar banho de sol ou simplesmente admirarem o mar.
O “uo grade” seria cobrir arquitetonicamente o enrocamento, de modo a transformá-lo numa espécie de arquibancada. Situada, então, entre a calçada e a areia da praia, a arquibancada constituiria um espaço em que as pessoas ficassem sentadas, vendo, conversando, namorando, enfim, curtindo a beleza de Ponta Negra.
A missão filtrante do enrocamento poderia ser garantida, com a arquibancada, se os técnicos providenciassem para ela um tipo de material adequado para a passagem da água em ocasiões de maré muito alta.

+3

Tutelares
Ao adiar para maio sua visita a Natal agendada para hoje, a ministra dos Direitos Humanos, professora Maria do Rosário Nunes, adiou para maio a entrega, que faria na ocasião, de “kits” formados por automóveis e computadores para conselhos tutelares de 62 municípios potiguares, todos conseguidos pela deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Jazz
O Clube de Jazz se apresentará na noite desta sexta-feira, 12, hoje, no Solar Bela Vista, cuja ação cultural está sendo muito bem conduzida pela jornalista Dodora Guedes.  

Receita vinculada
Encerrar-se-á no próximo dia 30 o prazo para que as prefeituras potiguares enviem ao governo federal as informações sobre a aplicação da receita vinculada à manutenção e desenvolvimento do ensino em cada município. Quem perder a data será declarado inadimplente e ficará sem receber transferências voluntárias da União.
Postado às 10h50m de sexta-feira 130412.

Um comentário:

  1. Caro Roberto Guedes, existe um equipamento que é perfeito para a praia de Ponta Negra. O dissipador de energia Bagwall, já testado no Brasil. Veja: http://www.marcolyra.blogspot.com.br/2012/03/recuperacao-da-praia-do-icarai-um-sonho.html
    Sua sugestão de transformar as pedras em degraus é muito interessante, mas não é possível.

    ResponderExcluir