quarta-feira, 5 de junho de 2013

Oitenta anos de luta pela democracia


Rio Grande do Norte deve uma
homenagem à altura de Roberto.
Amigos, admiradores e familiares comemoraram no último fim de semana, em Muriú e em Natal, o octogésimo aniversário do advogado e ex-deputado Roberto Furtado. Lastimavelmente, outros espaços da vida potiguar não se voltaram para este acontecimento e muito menos com o devido senso de justiça.
Desde a deflagração do movimento militar de 1964, Roberto esteve para o Rio Grande do Norte como o legendário Heráclito Sobral Pinto, em termos de defesa forense dos alvos do regime, e como o inesquecível Oscar Pedroso Horta na luta pela volta do estado de direito através da ação parlamentar.
Incontáveis são os eventos de que participou ou mesmo protagonizou, praticamente sozinho, enquanto toda a elite política do Estado se aliava aos golpistas. Muitos destes momentos foram marcados por gestos de coragem cívica.
Acompanhante de Roberto em algumas dessas situações, asseguro também que em certas ocasiões ele mostrou mais coragem física do que recomendariam as pressões em contrário.  
Nunca sai de minha lembrança uma madrugada do governo Cortez Pereira em que a polícia militar cercou a Casa do Estudante, à procura de três de seus líderes, e ao sabermos da situação fomos informar Roberto em sua residência da rua Princesa Isabel, onde ainda tínhamos o privilégio de desfrutar da amizade de suas irmãs, ainda vivas, e principalmente de seus pais, o combativo desembargador João Maria Furtado e a alegre, tenra e ao mesmo tempo rija dona Jacyra dos Brandão de Dom Avelar.
Ainda de pijama, Roberto foi comigo à Casa do Estudante e enfrentou a polícia com sua autoridade moral, entrou no estabelecimento e voltou para sua Rural Willys com os três perseguidos. Sua integridade era tamanha que levou os três para a casa do então deputado estadual Benvenuto Pereira, irmão de Cortez, garantindo finalmente a incolumidade dos estudantes.
Hoje em dia, quando colaboracionistas de então pintam como heróis da redemocratização, é indispensável que separemos o joio do trigo, e uma homenagem a Roberto Furtado pode servir muito a este propósito. Está em tempo.  
Postado às 13h43m de quarta-feira 130605.

Nenhum comentário:

Postar um comentário